PROCESSOS TÉCNICOS E ARTÍSTICOS PARA REALIZAÇÃO DE FILME DOCUMENTÁRIO 3D ESTEREOSCÓPICO

Hélio Augusto Godoy de Souza

Resumo


A técnica e a linguagem dos filmes 3D estereoscópicos foram analisadasdurante a realização de um documentário de curta metragem denominado “OLAGO 3D” – 10min, digital, SD. Durante essa pesquisa foram desenvolvidosaparatos mecânicos (RIGs) para o suporte de duas câmeras de vídeo; foiorganizado um sistema de monitoramento em tempo real com LapTop eSoftwares específicos; foram utilizadas técnicas de processamento das imagens(pares estereoscópicos) através de softwares normalmente utilizados emprodução de filmes 2D; e, também foi montado um sistema de projeção dualpolarizado. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Pesquisas em Imageme Som da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Departamento deComunicação e Artes, com financiamento do CNPq e da FUNDECT (Fundaçãopara o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso doSul). Como decorrência chegou-se a algumas conclusões a respeito do processotécnico e artístico para filmes 3D estereoscópicos. Sistemas 3D estereoscópicosdevem apresentar uma solução completa de produção e pós-produção para quesejam eficientes do ponto de vista perceptual e não acarretem problemas deordem médica para os espectadores. Considere-se neste caso, o correto ajustede paralaxe tanto vertical como horizontal como condição necessária, tanto nasfilmagens como no pós-processamento. Para o monitoramento desses ajustes,considera-se suficiente o uso de imagens anaglíficas, independentemente daforma final de visualização. Por imagem anaglífica entende-se uma imagem quecontém tanto o lado direito como o esquerdo sobrepostos com a aplicação de filtros coloridos sobre cada imagem; um filtro vermelho (ou outra cor primária) éaplicado sobre a imagem do lado esquerdo e um filtro ciano (ou outra corsecundária) é aplicado sobre a imagem do lado direito. Para a visualização desseimagem anaglífica utiliza-se um óculos com os mesmos filtros.

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